Saiba em quais situações ainda vale a pena fazer um curso técnico

Os cursos técnicos tem ganhado um espaço considerável no currículo dos brasileiros, mas será que, considerando as situações atuais da economia, ainda vale a pena se especializar em uma área através de um curso técnico?

Baixo Investimento

O curso técnico tem muitas vantagens e pode ser uma ótima opção para quem tem renda baixa ou quem deseja investir pouco nesse aspecto. Isto porque, essa formação é consideravelmente mais barata. Além disso, existem muitos programas do Governo que promovem a distribuição de bolsas gratuitas nas melhores escolas técnicas do país.

Índice de Empregabilidade

Uma outra situação que cloca a formação técnica como primeira opção é a necessidade de ingressar no mercado de trabalho rapidamente. O curso técnico possui um alto índice empregatício e quem está precisando começar a trabalhar logo, vai encontrar grande vantagem nessa qualificação. Alguns cursos técnico, como o SENAC e o SENAI, instituições de referência, promovem programas para empregar os jovens antes mesmo do fim do curso. O Aprendiz SENAC ou SENAI começa a atuar na função que irá assumir futuramente e ainda recebe uma bolsa por isso.

Curta Duração

Os cursos de nível superior duram, pelo menos, 4 anos e por isso, quem procura estar formado em pouco tempo não define a graduação como opção mais vantajosa. No caso de quem quer estar com um certificado nas mãos em pouco tempo, a melhor opção é o curso técnico. Esses cursos duram até 2 anos e possuem um certificado de conclusão reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Incerteza na Carreira

Existe um grande percentual de desistência entre os cursos de graduação e isto acontece porque, pode demorar muito tempo até o estudante identifique pouca afinidade com a carreira, o que não acontece com o curso técnico. O curso técnico aborda equiparadamente a parte prática e teórica de cada curso, além de possuir cuta duração. Por isso, quem ainda tem incertezas sobre a carreira pode tentar se encontrar no nível técnico.

Trabalho de Conclusão

Quem possui uma jornada de trabalho pesada ou simplesmente quem possui pouco tempo disponível, irá encontrar vantagem em realizar um curso técnico, pois este é consideravelmente mais leve que uma graduação. Vale mencionar ainda que o trabalho de conclusão do curso, independente de qual área, será bem mais simples que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado em cursos de graduação, que possuem diversas exigências.

You may also like