Qual a relação do governo Bolsonaro e a educação no Brasil? Entenda!

Com o início de cada governo novas propostas sempre são lançadas e objetivos são traçados para serem cumpridos durante o período de 4 anos, e com o governo Bolsonaro não seria diferente. Economia, segurança e educação são pontos fundamentais que todo governo aborda em seu mandato e do maior enfoque nelas.

Alguns programas do Governo Federal sempre perpetuam mesmo com o passar dos anos, a troca dos membros e propostas. Programas esses que são de extremo destaque no país e apresentam todos os anos resultados positivos e benéficos a população, como é o caso do FIES, um programa que existe desde 1970 e se tornou um dos maiores meios de ingresso de jovens de todo o brasil no ensino superior.

Entenda o que é o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil, conhecido como o FIES, é um programa do Governo Federal que oferece um financiamento para os alunos de todo o Brasil em cursos de faculdades particulares com condições a juros reduzidos e pagamentos que se encaixam no bolso dos participantes.

A edição do FIES em 2021 é mais uma oportunidade para jovens e adultos darem início a suas vidas acadêmicas de uma forma facilitada e com benefícios. O financiamento cobre todo o custo das mensalidades e da matrícula dos estudantes apenas cobrando uma pequena quantia significativa, e para muitos alunos o programa não cobra juros.

Inscrições FIES

As inscrições do FIES 2021 são feitas de maneira totalmente digital através do site do programa e assim começam a concorrer a uma vaga para o financiamento de seus cursos de interesse. A abertura das inscrições acontece em todo o início do ano após a seleção do SISU dando oportunidade para que os alunos que não conseguiram a aprovação possam concorrer mesmo assim a uma vaga em instituições de ensino superior.

Com a aprovação no programa os estudantes só irão pagar uma taxa mensalmente para a ajuda de custos e a maior parte do financiamento só será cobrado após a graduação dos alunos, facilitando assim a entrada de muitas pessoas em faculdades que antes poderia ser algo muito distante da realidade deles.

Devido a realidade do país e o segmento do atual governo algumas regras para o FIES foram alteradas e começarão a serem implementadas para o ano de 2021. Diante da realidade financeira do país uma medida para continuar com o oferecimento do programa e mesmo assim não prejudicar o funcionamento do país é o número de vagas ofertadas pelo programa, que deverá diminuir, caso não tenha alteração na economia. Uma outra mudança que o FIES começou a aceitar foi a inscrição de pessoas com uma renda melhor para participar do programa, dando assim oportunidades para um maior número de pessoas e consecutivamente aumentando a concorrência de suas vagas.

You may also like