Qual a diferença entre um curso tecnólogo e o curso de graduação? Entenda!

O curso de graduação tecnológica vem tomando fama no mercado e conseguindo sempre mais alunos para cursar essa modalidade, mas mesmo com todos os novos adeptos muitas pessoas ainda desconhecem esse ensino e fica uma grande dúvida sobre qual a diferença entre uma graduação e uma graduação tecnóloga.

A graduação como muitos sabem é uma modalidade de ensino superior onde forma os estudantes em um período de 4 a 5 anos, a depender do curso. Na graduação os alunos aprendem toda a grade curricular do curso de maneira quase que exclusivamente teórica e a finalidade é que esses profissionais através dos cursos sigam uma linha mais de pesquisa e ensino.

Quando se fala em um curso tecnólogo ele tem um grande diferencial da graduação que é o tempo de duração, a sua conclusão pode levar de 2 a 3 anos, acontece de forma mais rápida e ele é focado mais na área prática. Ele prepara todos os seus alunos para o mercado de trabalho com uma carga horaria pratica e teórica onde os alunos conseguem praticar toda a teoria vista em sala de aula, ao contrario da graduação essa modalidade consegue fazer com que seus alunos tenham uma maior facilidade em conseguir empregos em sua área já que possuem um ensino mais focado nas necessidades do mercado de trabalho fazendo profissionais capacitados para desempenharem certas funções.

O formato de estudo tecnólogo tem se tornado cada vez mais popular nas faculdades brasileiras e muitos dos alunos são adeptos a essa modalidade devido a todas as vantagens que apresenta. Hoje no brasil, mais de 120 cursos tecnológicos diferentes estão disponíveis e abrangem muitas áreas, como turismo e lazer, gestão, produção e meio ambiente.

Ao longo do curso há um volume de disciplinas técnicas e práticas superior a uma graduação normal, já que a formação mais focada no mercado tem essa necessidade. O Ministério da Educação distribuiu os cursos tecnólogos em 13 áreas do conhecimento denominadas eixos. Essas áreas foram criadas para que as ofertas dos cursos garantam a demanda do setor produtivo. Os cursos tecnólogos podem ser encontrados praticamente em quase todas as faculdades públicas e privadas do país, sendo oferecidas através do SISU 2021, e algumas instituições apresentam o curso na modalidade a distância, apenas com alguns encontros eventuais ao longo do curso.

Diante disso, as diferenças e semelhanças de um curso tecnólogo e um curso de graduação são algumas e a melhor modalidade vai depender do objetivo dos alunos, cada uma tem sua especificação e suas vantagens e desvantagens, tudo vai depender dos interessados e de seus objetivos com o ensino.

You may also like