O que faz e qual o mercado para um técnico em edificações?

Já pensou em fazer um técnico de edificações? Muitos estudantes almejam uma carreira na área, mas não sabem ao certo o que esse profissional faz e qual a previsão do mercado de trabalho para ele. Para obter essa e outras informações, leia o texto a seguir:

O que é o curso de edificações?

O curso de edificações é uma das formações técnicas mais populares e prepara o profissional para atuar de forma minuciosa em uma obra. No curso, os estudantes aprendem os procedimentos legais para se executar uma obra, a fim de planejar e por em prática a construção prevista.

O estudante também aprende sobre materiais de construção e as melhores técnicas que serão utilizadas tanto na preparação do material em si, quanto em seu uso nas obras. É válido salientar que essas técnicas são sempre pensadas projetando a preservação ambiental.

Além disso, é importante mencionar que o curso de edificações também tem ênfase em gestão, a fim de que o profissional possa planejar o orçamento da obra. O conhecimento ofertando também permeiam sobre meio ambiente, desenho, informática, entre outros.

Como funciona o curso técnico?

Quem vai optar pelo curso técnico de edificações irá encontrar uma modalidade diferenciada e totalmente voltada para a atuação do profissional no mercado de trabalho, afinal o curso de nível técnico promove equilíbrio entre o ensino teórico e o ensino prático.

A formação dura, em média, dois anos e o estudante que conclui o curso recebe um certificado de conclusão reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Além da duração reduzida, o estudante de edificações também encontrará outras facilidades no ensino técnico como o custo mais acessível e até possibilidades de bolsas de estudo.

Onde atuar?

Mas a grande dúvida de quem procura o curso técnico de edificações é: Onde este profissional pode atuar? Bem, o curso em si promove um índice de empregabilidade positivo, apesar das altas e baixas do mercado de trabalho e por isso, é interessante estar atento nas opções de atuação possíveis.

No geral, muitas empresas buscam técnicos de edificações para atuar em suas obras, mas também é possível que esse profissional encontre possibilidades em empresas de arquitetura e engenharia. As empresas voltadas para reforma costumam igualmente buscar esses trabalhadores.

E não para por ai! Fica possível para o estudante que concluir o curso de edificações trabalhar em fábricas de materiais de construção, assim como em fábricas de pré-moldados e escritórios de construção civil.

You may also like