O Governo Bolsonaro desde seu início vem divulgando algumas mudanças em diversos setores do Brasil. programas sociais, educação, economia e entre outros pontos passaram por reforma e ainda vem passando com o intuito de melhorar a vida da população. Na educação alguns programas passaram por alterações que trouxeram grandes novidades a todas as pessoas que fazem o uso deles.
Novo FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa criado pelo Ministério da Educação que tem como principal objetivo conceder financiamento estudantil em cursos do ensino superior que não são gratuitos e possuem avaliação positiva segundo o MEC.
O Novo FIES é um modelo mais moderno de financiamento estudantil que é capaz de dividir o programa em diferentes modalidades possibilitando juros variados a depender da condição financeira e juros zero aos estudantes de renda baixa. A mudança do FIES busca garantir sustentabilidade ao programa melhorando a gestão do fundo e viabilizando um acesso mais amplo ao ensino superior.
O FIES 2022 se aproxima e todos os estudantes que possuem o interesse em ingressar no ensino superior começam a se preparar para as inscrições para nova edição do FIES. O FIES abre o seu processo seletivo duas vezes ao ano, sendo uma em cada semestre.
Para ser selecionado para participar do programa é necessário que os estudantes tenham realizado a prova do Enem e estejam de acordo com a situação socioeconômica, possuindo renda familiar mensal de um a três salários-mínimos.
O FIES possui algumas modalidades, que são o FIES que é destinado aos alunos que concluíram o ensino médio em escolas de rede publica e possuem renda familiar mensal de até três salários-mínimos e o P-FIES que é para pessoas com renda familiar de até cinco salários-mínimos. Para a primeira modalidade os juros cobrados são zero e o estudante pode pagar o financiamento em até catorze anos após a sua formação. Já no caso do P-FIES a taxa de juros não é fixa, ela varia de instituição para constituição e seu prazo para o pagamento varia de acordo com a contratação feita entre os alunos e a instituição e a escolha do curso.
Para participar do FIES é necessário:
- Fizeram a prova do ENEM a partir de 2010;
- É preciso ter obtido uma pontuação mínima de 450 pontos na prova do Enem e não ter zerado a redação;
- Possua renda familiar mensal de até três salários-mínimos.
Assim todos os estudantes que se enquadrem nesses critérios podem aproveitar do beneficio promovido pelo Ministério da Educação para assim qualificar um numero cada vez maior de brasileiros.