Idosos podem estudar gratuitamente por meio de bolsas de estudo para público +60; saiba como

Essa ideia de que apenas os jovens podem estar em uma instituição de ensino superior é bastante ultrapassada e hoje em dia, é muito comum encontra a terceira idade nas universidades.

Sabia que estudantes com mais de 60 anos também podem concorrer a bolsas de estudo? Saiba como a seguir:

Na verdade, a distribuição de bolsas de estudos e vagas na rede pública de ensino não delimita idade para concorrer às oportunidades e por isso, a melhor idade também pode estar correndo atrás do seu diploma.

É possível, por exemplo, conquistar uma bolsa parcial ou integral através das inscrições ProUni 2022Confira abaixo o passo a passo:

Se inscreva no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é a maneira oficial de concorrer as vagas no ensino superior, tanto na rede pública quanto na privada. Geralmente, as inscrições têm ocorrido no meio do ano, podendo ser prorrogadas por alguma questão.

Realize um bom exame

Para conseguir superar o concorrência e garantir o seu diploma, é necessário realizar um bom exame. Afinal, será com a nota alcançada no Enem que você irá disputar uma vaga com centenas de brasileiros.

Confira os requisitos dos programas

Existem alguns programas que você pode utilizar para começar a sua graduação e cada um deles terá seus requisitos.. Temos como exemplo, o Prouni, o Sisu, o Fies, o Educa Mais Brasil, entre outros.

Se inscreva no curso desejado

Quando as inscrições dos programas mencionados abrirem, você deverá acessar o site oficial de cada um deles, entrar com seus dados usados no Enem e aplicar a sua nota para a bolsa desejada. Na maioria dos programas, você pode aplicar sua nota para até dois cursos.

Se inscreva para vagas remanescentes

Muitas vezes, acontece da sua nota não ser selecionada de primeira. Por isso, é importante estar atento ao resultado e se inscrever para as vagas remanescentes, que serão revistas por possíveis desistências ou documentação irregular. Aguarde então, a divulgação da segunda chamada e da lista oficial os aprovados no programa de estudos pelo qual você se inscreveu.

Leve sua documentação para a instituição

No caso da sua pontuação ter sido superior a nota de corte do curso para o qual você aplicou, a sua aprovação será anunciada na lista de aprovados do programa selecionado. Então, você deverá conferir toda documentação exigida e ir até a sua universidade dentro do prazo para confirmar a sua matricula e garantir a sua vaga.

You may also like