Como se preparar para os vestibulares estudando apenas em casa? Veja dicas!

Garantir uma vaga nas universidade públicas ou privadas, é o sonho de muitas pessoas. No entanto, para isso é necessário muita dedicação e esforço por parte daqueles que irão prestar o vestibular, pois as vagas bastante concorridas e há candidatos dos mais altos níveis. 

Até alguns anos atrás, a principal dica para ter a vaga garantida em uma universidade era se matricular em um cursinho, pois essa era a única possibilidade viável. Hoje em dia, as coisas mudaram e muitas pessoas estão enfrentando a maratona de estudos por conta própria, em casa. 

Há diversas formas de estudar para vestibular em casa, principalmente devido ao leque de opções de cursinhos onlines, materiais gratuitos em sites de estudos, além de diversas plataformas. 

Entretanto, é importante lembrar que apenas isso não garante o sucesso do estudante. É preciso ter critérios para focar nas matérias e melhorar o seu desempenho. Afinal de contas, é preciso muita dedicação e esforço. 

Mas por mais que pareça impossível, engana-se quem pensa que estudar para vestibular em casa é uma missão perdida. Abaixo, trouxemos algumas dicas importantes para que haja mais foco nos estudos e você consiga garantir a tão desejada vaga! 

1 – Organize seu cantinho 

Antes de tudo, você deve organizar um cantinho de estudos. É lá onde você irá estudar, então, deixe-o o mais confortável possível. Afinal de contas, não é porque você está estudando em casa que deverá estudar em qualquer lugar. 

2 – Faça um cronograma de estudos 

Uma das dicas mais valiosas para quem quer obter êxito e aprovação em vestibulares estudando em casa, é criar um cronograma ENEM 2021. Verifique quantos dias você terá até a proa e divida-os pelo número de matérias que você tem que estudar. Lembrando que, é importante que você leve em consideração o período de descanso. 

Faça uma lista com os assuntos e conteúdos que você deve estudar e foque no que realmente importa. 

3 – Crie métodos de estudos 

Não foque apenas no método tradicional de estudo, que é ler, marcar e fazer anotações. A internet está ai cheia de opções gratuitas e pagas focadas especialmente em vestibulares. Veja vídeo-aulas no youtube, assista filmes, responda à questões de provas passadas.

Outros métodos bastante produtivo é colar post-it no seu caderno, mural de fotos, no espelho e até mesmo na parede. Isso vai te ajudar a memorizar dados, datas e equações, já que estará sempre olhando para eles. 

4 –  Organize seu tempo

É de suma importância que você tenha disciplina. Saiba organizar seu tempo e defina os seus horários de estudos. Você pode dividir seus estudos em dois períodos, como por exemplo: comece a estudar às 8h e vá até as 12h, durante a tarde comece às 14h e vá até as 18h. 

Com essa organização de tempo, você consegue estudar 8 horas por dia em um tempo considerado bom e ainda descansar durante um período e outro. 

5 – Assista videoaulas e responda à questões onlines

Com o avanço da tecnologia e o fácil acesso à internet, você pode usar e abusar das mais diversas videoaulas e responder à questionários disponíveis em diferentes plataformas. 

Essa é uma forma de fixa os assuntos aprendidos durante os estudos e de complementação dos materiais de livros e apostilas. 

As inscrições ENEM 2021 estão ai, então é de suma importância você está sempre respondendo questões de provas antigas e revisando os assuntos! 

You may also like